Subprojeto Historia

5.1 Identificação
Modalidade: Presencial
Bolsas de iniciação a docência: 22
Bolsas de supervisão: 4
Bolsas de coordenação de área: 2
Níveis de atuação: Ensino fundamental / Ensino médio
Modalidades de ensino: Educação regular
Município: Cachoeira/BA

5.2 Coordenador(es) de Área
WELLINGTON CASTELLUCCI JUNIOR:  http://lattes.cnpq.br/1802499826593334
LEANDRO ANTONIO DE ALMEIDA:  http://lattes.cnpq.br/1558018587145464

5.3 – Ações
1- Jornada Pedagógica: Participação dos bolsistas nas jornadas pedagógicas das escolas visando planejar e articular com os professores das escolas todas as ações a serem desenvolvidas pelo PIBID durante a sua vigência;
Diálogo interdisciplinar: Estabelecer um franco diálogo com as disciplinas das demais áreas deconhecimento de modo a criar condições para o estabelecimento de estratégias interdisciplinares que visem a aplicação de metodologias diferenciadas e estimulem a utilização de recursos tais como cinema, literatura, teatro, visitas a museus e outros.
Grupos de estudo: Formação de grupos de estudos com o objetivo de preparar teoricamente os bolsistas e supervisores sobre o conceito de História e suas correntes teórico-metodológicas, criando condições assim para que os bolsistas possam intervir nos debates acerca da construção do conhecimento em História, na crítica do Livro Didático e na proposição de estratégias para a renovação do ensino de História.
Diagnóstico e histórico escolar: Construção de diagnóstico e histórico da escola e da comunidade escolar para contextualizar as ações previstas no planejamento acadêmico e tornar factível sua aplicação, buscando documentar o histórico da escola, o perfil da comunidade que a cerca, bem como os índices de aprovação, repetência, reprovação e evasão.
Inserção acadêmica: Planejamento e preparação dos bolsistas para apresentação de trabalhos em seminários e encontros regionais, locais e nacionais sobre o resultado do PIBID/História de modo a criar condições para o aprimoramento da capacidade de comunicação e produção textual dos bolsistas.
6  Identidade docente: Estimular o desenvolvimento de competências tanto no campo do conhecimento específico em História como no campo pedagógico, instigando a formulação da identidade do professor com base em conhecimentos de áreas envolvidas e as consequentes transformações didáticas necessárias ao ensino dos conceitos, categorias e processos históricos.
7  Inserção institucional: Consolidar a articulação e o constante diálogo com a Secretaria Estadual de Educação, a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira e a Direção das escolas visando a implementação das ações de intervenção com vistas ao fortalecimento das políticas públicas de melhoria da educação.
8  Centro de Documentação e Memória: Montagem de um Centro de Documentação e Memória com material reunido pelos alunos e pela comunidade escolar, sob a orientação dos bolsistas, supervisores e coordenadores do projeto, objetivando salvaguardar fontes como fotografias, documentos extraoficiais e registros de particulares que farão parte do acervo da instituição com o intuito de despertar entre os alunos, professores e membros da comunidade o senso de preservação patrimonial.
9  Integração pedagógica: Proporcionar a integração entre bolsistas, supervisores e demais sujeitos articuladores e coparticipantes das ações pedagógicas nas atividades de estudo teórico, planejamento e execução das ações propostas.
10  Contextualização: Observação das aulas e da rotina escolar, sob a supervisão dos supervisores e coordenadores do subprojeto, proporcionando o aprendizado do fazer docente e do cotidiano da prática pedagógica, buscando intervir de forma qualificada e contextualizada e contribuir para as ações previstas no planejamento escolar, respeitando a rotina e o calendário letivo, bem como os procedimentos administrativos e pedagógicos observados nas escolas.
11 Educação patrimonial: Visita guiada a Museus, instituições culturais e centros históricos das cidades de Cachoeira e São Felix, proporcionando a valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural e a percepção, pelo aluno, da importância do aprendizado fora da escola.
12 Sessões de História: Sessões de cinema com filmes históricos seguidas de debate com os bolsistas do PIBID, coordenadores, supervisores e convidados.
13 Seções de Aulões: Aulas de revisão de História Geral e do Brasil no auditório da Universidade voltadas para os estudantes das escolas envolvidas.
14 Semanas de História: Planejamento e execução, em conjunto com os supervisores e demais agentes escolares, de Semanas Científicas de História, onde temas relevantes serão tratados por meio de ciclos de palestras, mesas redondas e discussões, socializando os seus resultados através da produção de material didático, cartilhas e banners.


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