quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Oficina: MUNDOS DO TRABALHO EM CACHOEIRA.

Por: Veronica Almeida.
Levando em consideração que o ensino de história tradicional tem servido para a construção de um saber que não dá lugar aos sujeitos comuns. Dessa forma eu Veronica Almeida e Carlos Augusto Neri tentamos aproximar a temática sobre o tema da história social do trabalho para alguns estudantes do colégio Estadual da Cachoeira isso através de oficinas intituladas: Mundos do Trabalho em Cachoeira o objetivo foi aproximar os alunos da vida e experiência das pessoas que ajudaram a tecer os fios o cotidiano e da história cachoeirana, levando os/as educandos/as a se reconhecerem nesses sujeitos. Se tratando da realidade escolar pública em Cachoeira, tentamos dialogar com as experiências dos/das educandos/as e dar lugar a visão que esses estudantes constroem sobre a realidade local, e os Mundos do Trabalho e suas representações sociais.
Assim as oficinas aconteceram de 11 de setembro a 19 de outubro a primeira oficina foi intitulada música e trabalho o intuito foi que através de algumas letras de músicas que falam sobre trabalho os alunos pudessem refletir sobre sua realidade e das pessoas que vivenciam seu cotidiano, a segunda oficina foi intitulada rádio história nessa oficina criamos reportagens desde o brasil colonial até a contemporaneidade sobre denuncias de exploração de mão de obra na região do recôncavo baiano, com o foco especial em Cachoeira, assim os alunos puderam refletir e discutir sobre a situação atual do trabalho no município de Cachoeira. A terceira oficina foi ministrada por dois estudantes de cinema Alan e Paloma e foi sobre técnica de fotografia já que nosso intuito era que através de uma ferramenta bastante acessível aos estudantes o celular eles conseguissem capturar imagens sobre o mundo do trabalho em Cachoeira. Na quarta oficina fomos aos destinos indicados pelos alunos para que eles pudessem captar as imagens de alguns trabalhadores de Cachoeira. E a quarta oficina ficou reservada para verificar a visão dos alunos antes e depois das oficinas e para que eles pudessem falar um pouco sobre a experiência vivenciada com as oficinas.























Nenhum comentário:

Postar um comentário